quinta-feira, 3 de abril de 2008

Adoçantes

O açucar, denominação comum da sacarose, está bem presente nos nossos hábitos alimentares.Tem um sabor agradável dificilmente mascarado, é muito solúvel em água e relativamente estável ao calor e à armazenagem. Tem no entanto inconvenientes para a saúde:é por exemplo, uma das principais causas da carie dentária e, fornecendo 4 Kcal por grama, contribui para uma ingestão calórica por vezes exagerada.O uso de compostos naturais ou sintéticos com poder edulcorante(adoçante) muito superior ao da sacarose e baixo valor calórico pode ultrapassar algumas destas desvantagens. Os adoçantes permitem a substituição do açúcar na dieta de diabéticos, obesos, e noutras situações que necessitam de reduzida ingestão de calorias.
O poder adoçante dos diferentes compostos é um dado de certo modo subjectivo, determinado em relação à sacarose. Por isso os valores nem sempre coincidem.
Desde há alguns anos que estes edulcorantes têm sido alvo de polémica, ainda não completamente dissipada, acerca do possível efeito cancerígeno revelado por estudos em animais de laboratório.Muitos desses trabalhos foram postos em questão porque se basearam na administração de doses maciças, que ninguem poderá consumir, afastando-se totalmente das condições normais de utilização destes compostos.

Sem comentários: