quinta-feira, 20 de março de 2008

Como evitar os vulgares arrotos?

A eructação (vulgar arroto) é uma forma de libertar o excesso de ar presente no estômago. Uma pessoa pode engolir ar em excesso quando bebe ou come demasiado depressa, ao falar enquanto come ou bebendo bebidas gaseificadas.
A eructação em excesso é uma queixa frequente em pessoas com azia ou doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Se o ácido do estômago sobe até ao esófago, a pessoa pode ter a necessidade de engolir repetidamente para expelir o ácido do esófago ou neutralizá-lo com a saliva, levando a que seja engolido ar excessivamente.
Algumas pessoas engolem ar devido a tiques nervosos, mesmo quando não estão a comer ou beber. Noutros casos, a eructação crónica pode estar relacionada com uma inflamação da mucosa do estômago.
A eructação pode ser minimizada de várias formas:
-Comer e beber devagar. Deve-se também evitar beber por "palhinhas".
-Evitar bebidas gaseificadas e cerveja, uma vez que estas podem libertar dióxido de carbono gasoso
-Evitar pastilhas elásticas e rebuçados uma vez que quando se consomem estes produtos, o acto de engolir é feito mais vezes que o normal e parte do que se engole é ar.
-Não fumar, pois ao inalar o fumo também se inala e engole ar.
-Verificar as dentaduras, pois quando estas estão mal ajustadas é engolido excesso de ar ao comer e beber.
-Tratar a azia. Os antiácidos e outros medicamentos de venda livre podem ser úteis para o tratamento da azia ligeira e ocasional. Em caso de DRGE podem ser necessários medicamentos de prescrição médica obrigatória ou outros tratamentos.

3 comentários:

Isabel G. e Rita B. disse...

Ora aqui está um post que transforma um assunto que até é levado para a brincadeira em algo sério e com dicas interessantes!! só por isso os nossos parabéns!!

Ricardo Pinto / Maria João Silva 1P3 disse...

desconhecia alguma das causas apresentadas! sem duvida um bom post!
parabéns!

Flavi disse...

obrigada, pelas informações!